Impacto do Coronavírus nos hábitos de consumo dos portugueses

A SIBS divulga um conjunto de indicadores de evolução de consumo relativos às ultimas semanas, para caracterizar o impacto novo Coronavírus COVID-19 na economia e sociedade em geral.

De forma resumida, e em reflexo das medidas seguidas pelo Governo e que têm implicado a permanência de um grande número de portugueses nas suas casas, na semana entre 16 e 22 de março, registou-se uma acentuada quebra do número de transações na Rede MULTIBANCO, que diminuiu 44 a 49 pontos em compras e levantamentos respetivamente, face à média antes da confirmação do primeiro caso de COVID-19 registado em Portugal. Ou seja, o número de compras e de levantamentos caiu para cerca de metade face à média diária antes do primeiro caso. Esta redução da frequência foi acompanhada de um aumento do valor médio das compras e levantamentos de 21% e 25% respetivamente.

Tal como nas semanas anteriores, verifica-se uma concentração de compras em Super & Hipermercados e Farmácias & Parafarmácias, sectores que passaram a representar mais de metade (54%) das compras efetuadas em Portugal na última semana.

Salienta-se a crescente utilização do MB WAY para as compras, uma solução muito eficiente na medida que permite que todos os pagamentos sejam efetuados sem “contacto” com o terminal de pagamento, cumprindo as recomendações de prevenção de contágio das autoridades de saúde

Acompanhe estes e outros Indicadores de Consumo em www.sibsanalytics.com.